A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES EM PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ENFRENTAMENTO À EVASÃO
Resumo
A evasão é um obstáculo na educação brasileira que ocorre em todos os níveis de formação. Nos cursos de graduação é bastante comum os jovens discentes adentrarem na graduação sem conhecer de maneira mais aprofundada o curso que será realizado nos próximos cinco ou seis anos. Neste nível, a evasão pode ser maior por várias razões, tais como quando falta de incentivos dos professores, de acolhimento em laboratórios de pesquisas, apoio financeiro para manutenção dos estudantes carentes, ausência de atividades educativas mais atraentes, entre outras razões apontadas em levantamentos publicados por diversos pesquisadores que tratam desta questão. O objetivo deste trabalho foi inserir a comunidade estudantil em atividades previamente organizadas, principalmente os estudantes do primeiro semestre dos cursos de graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Portanto, contribuir com a formação acadêmica dos estudantes, amenizar a evasão e aproximar os alunos dos estudos da Geografia. A atividade realizada foi um Ciclo Formativo Virtual, sobre Agroecologia e Agricultura Urbana, vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da Alimentação (NUPEGA). Para seu desenvolvimento, foi criado um canal no YouTube para a transmissão dos vídeos, um cronograma de temas a serem abordados, a seleção de parte dos ministrantes e os temas que os bolsistas iriam ministrar. A apresentação do projeto ocorreu durante a disciplina de metodologia científica (destinada ao 1° semestre de Geografia) e nos grupos do WhatsApp. Como resultado, o I Ciclo Formativo Virtual, teve vinte horas de duração, seis módulos (sendo duas oficinas), treze ministrantes e a participação de alunos da graduação de todos os estados brasileiros, pois foi aberto ao público em geral. Observamos a relevância de interagir com os alunos do curso desde os primeiros semestres, o Ciclo promoveu debates, inseriu os alunos em temas do curso, como uma relevante forma de acolhimentos aos estudantes.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.