A RELEVÂNCIA DO NÚCLEO DE ENSINO DO LAPFES COMO DISPOSITIVO PARA A CRIAÇÃO DE RAÍZES E REDUÇÃO DA EVASÃO NA UNIVERSIDADE A PARTIR DE DADOS

Autores

  • Joana Vitoria Oliveira da Silva
  • Flávio Gabriel Alves do Amaral
  • Jurema Barros Dantas

Resumo

O Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES) abrange em suas atividades desenvolvidas atuações que variam do campo da pesquisa à extensão. Dentre estas práticas, situam-se projetos que dedicam esforços à promoção de acolhimento e ao incentivo à permanência dos estudantes da graduação em Psicologia, como os proporcionados pelo Núcleo de Ensino, que, com seus integrantes explorando novos formatos e adaptando-se à ferramentas online, deu prosseguimento à sua realização apesar dos desafios da modalidade de ensino remoto. Objetivamos, mediante este trabalho, apresentar a relevância das atividades exercidas pelo Núcleo com auxílio de dados referentes ao público universitário atingido, como pesquisas de satisfação, certificados e números de alcance obtidos nos conteúdos publicados através dos meios de comunicação. A partir de suas ações voltadas para a transmissão de conhecimentos de modo acessível, não só aos discentes da graduação em Psicologia na UFC, como também aos estudantes de outras instituições de ensino superior, o Núcleo de Ensino do LAPFES organiza uma gama de atividades semestrais para a comunidade universitária como eventos, grupos de estudos e produção de materialidades que abordam as mais diversas temáticas de interesse dentro da Psicologia; dentre outras ações. São projetos que podem conceder horas complementares aos participantes e almejam repercutir de modo singular na formação de discentes a partir do ensino e aprendizagem de novos temas escassos na matriz curricular obrigatória do curso, sobretudo nos semestres iniciais. Deste modo, em meio ao período configurado pela continuidade do ensino remoto, destacamos a importância dos projetos ofertados pelo núcleo enquanto instrumentos de redução da evasão universitária e de criação de espaços para acolhida e ambientação de recém-ingressos no cenário acadêmico, por meio do ensino, da troca de experiências e do fomento da construção de pontes de comunicação entre a comunidade.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação