A UTILIZAÇÃO DE PODCASTS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
Resumo
Os podcasts surgiram a partir do advento da internet. A facilidade para sua produção e a simplicidade para seu consumo permitem que esse recurso de áudio demonstre grande potencial para sua utilização como ferramenta didática. Sob esse viés, o objetivo deste estudo é verificar a incidência e a eficácia da utilização de podcasts como material didático a partir de um levantamento realizado com docentes e discentes, participantes das comunidades virtuais do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP/UFC). Para verificação do potencial do uso do recurso de áudio como estratégia pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem, mediante a análise da experiência realizada pelo PAAP, durante o semestre de 2021.1. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com levantamento de dados realizado por meio da produção e veiculação de um formulário eletrônico, o qual permitiu a participação de estudantes e professores integrantes de comunidades virtuais do PAAP, no SIGAA e no Google Grupos. Participaram da amostragem 17 docentes e 6 discentes da UFC. Destes, 86,9% fez uso de podcasts e alegou que tais recursos de áudio podem ser utilizados como ferramenta didática; 73,9% utilizou podcasts para aprender sobre uma temática específica e confirmou a contribuição deles com seu aprendizado, e 60,8% usou podcasts para ensinar algo para outrem. Portanto, os resultados do estudo constataram que todos os professores e estudantes da UFC que assistem e/ou já assistiram podcasts confirmam seu potencial de cooperação com os processos de ensino e aprendizagem. Por conseguinte, os dados coletados permitem concluir que a utilização de podcasts é eficaz para socialização de informação e conhecimento. Logo, urge que os sujeitos envolvidos em situações, cuja finalidade consiste na construção e produção de saberes, se utilizem desse tipo de ferramenta didático-tecnológica para potencializar o aprendizado, o estudo, a ciência, o conhecimento e a pesquisa.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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