APLICAÇÃO DE TIRINHAS PARA O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS E COMPREENSÃO DE CONCEITOS DAS TEORIAS DA COGNIÇÃO
Resumo
Inserida no contexto da pandemia do Sars-CoV-2A, a disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais desenvolveu em 2020 um website de apoio ao ensino das teorias da cognição (https://ctd-smd.wixsite.com/cognosis). Para promover o engajamento dos discentes no semestre de 2021.1, a disciplina implementou tirinhas no seu website como recurso visual de compreensão das teorias aprendidas. As tirinhas criadas seguiram as três principais teorias da cognição; Behaviorismo, Gestalt e Teoria Sociocultural. A protagonista dos quadrinhos é a personagem Ariel Sant's, pesquisador e autor do livro Cognosis, produção fictícia a qual relata sua jornada pelos “reinos” da cognição. Os estudantes terão a missão de transformar tais relatos em mídias digitais. As histórias em quadrinhos produzidas visam à apresentação da abordagem dos conceitos vistos em sala e expostos no website, com a inserção das definições teóricas em contextos narrativos protagonizados pela personagem, sendo Ariel a própria representação do estudante em sua jornada do conhecimento e de produção de mídias digitais. Sendo assim, a análise tem como objetivo identificar como a produção de tirinhas atuou na relação da compreensão dos conceitos das teorias da cognição pelos alunos, assim como, estímulo ao engajamento dos estudantes na disciplina. Para isso, foram utilizadas metodologias de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, mediante formulários online para a obtenção dos resultados. Diante do exposto, os alunos reconheceram os elementos das teorias incorporados nas tirinhas e as consideraram como um recurso que os estimulou a permanência no website e os ajudou a reconhecer os conceitos propostos. As tirinhas também foram um recurso de estímulo para que eles produzissem outros materiais digitais propostos ao longo da disciplina. Agradecimentos sinceros ao apoio dos professores e ao programa de bolsa de iniciação à docência da PROGRAD-UFC.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.