AS TRÊS CAÓIDES DE DELEUZE E GUATTARI COMO MÉTODO PARA O PROJETO: CONVERSAÇÕES DA FILOSOFIA COM A ARTE E A CIÊNCIA

Autores

  • Oscar de Queiroz Holanda Neto
  • Crysnanda Nascimento Rocha
  • Edilson Belangier de Jesus
  • Ada Beatriz Gallicchio Kroef

Resumo

O projeto do PAIP (Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência), intitulado Conversações da Filosofia com a Arte e a Ciência, tem por objetivo a diminuição dos índices de evasão no curso de Filosofia através de uma experimentação artístico-científico-filosófica do pensamento por meio de conversações em ambiente virtual com pesquisadores que tenham trabalhos na Arte, Filosofia e Ciência ou que sejam transversais a elas, com o intuito de aproximar os alunos dos primeiros semestres com a graduação e com a produção filosófica. Como método para a formulação e execução do projeto, foi utilizado o pensamento dos filósofos franceses Gilles Deleuze (1925-1995) e Félix Guattari (1930-1992) que, em seu livro intitulado "O que é a Filosofia?" (1991), apresentam o conceito de Caóide, que consiste em um plano por meio do qual o pensador, ou seja, cientistas, artistas e filósofos, são capazes de expressarem o pensamento. Entretanto, cada pensador expressa o pensamento através de uma criação que lhe é própria: o cientista cria funções, o artista cria blocos de sensações e o filósofo cria conceitos. Mas tendo em vista que as Caóides são imanentes ao pensamento e que a criação só se dá por meio da diferença, é somente na experimentação dessas três caóides que o cientista, o artista e o filósofo são capazes de produzir um novo pensamento. Portanto, concluímos que o pensamento de Deleuze e Guattari nos dá a capacidade de construirmos um espaço de experimentação estética, científica e filosófica do pensamento, resultando na possibilidade de potencialização do pensamento do estudante de Filosofia, afim de que ele, já no início da sua vida acadêmica, se sinta instigado a permanecer na graduação e produzir seu pensamento filosófico.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação