COMPREENDENDO OS ESTEREÓTIPOS EM SALA DE AULA POR MEIO DO FÓRUM DE DIFERENÇA COMO QUALIDADE DO QUE É DIFERENTE.
Resumen
O fórum diferença como qualidade do que é diferente é um dos cinco fóruns presentes na disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais. Sua ideia é discutir sobre temáticas relacionadas aos aspectos filosóficos sobre a relação entre identidade e diferença, diferença pura e diferença identitária, nacionalismos, questão do preconceito e processos de exclusão. Com vista a ampliar a visão discente sobre a perspectiva do que é diferente, o presente trabalho tem o intuito de analisar a compreensão dos participantes da disciplina, turma 9, sobre os estereótipos presentes em sala de aula tanto sob a ótica do tipo de professor (de saber e de informação), quanto às definições sob o fracasso escolar e sob a ótica do professor. Os resultados coletados a partir da análise feita no referido fórum, mostram como as definições de sucesso e fracasso apresentadas pelos alunos evidenciam como realmente afetam o aprendizado dos indivíduos, visto que ainda existe uma segregação entre estudantes, impossibilitando medir o sucesso de todos da mesma forma, pois alguns têm privilégios diferentes e a mais que a maioria. Dessa forma, conforme alguns alunos sugeriram, deveriam existir mais políticas públicas que estimulassem a busca por conhecimento, o que mais faz falta no ensino público. Além disso, no que tange ao tipo de professor, observou-se que os alunos mencionaram que a depender do tipo de professor que você é, tende a contribuir para esse fracasso escolar, uma vez que não estimula o interesse do aluno que por conseguinte não é instigado a querer saber e entender mais, fazendo com que não seja realizado uma mudança, de fato, na vida daquele aluno. Agradecimentos à Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos - CGPA e à PROGRAD da UFC pelo financiamento deste trabalho.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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