CRIAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE ACOLHIMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA AOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Autores

  • LetÍcia Alencar Fernandes
  • Alice Fernandes Sampaio
  • Lucas Barbosa Pinto
  • Samara Ferreira Oliveira
  • Juliane Doering Gasparin Carvalho

Resumo

Na era contemporânea e tecnológica a qual vivemos o acesso à informação, o conhecimento está cada vez mais fácil de ser obtido, contudo, não significa que tais informações sejam seguras ou verdadeiras. No século XXI, as redes sociais se popularizaram e se integram ao cotidiano da população mundial, essas plataformas tão globalizadas possuem uma grande capacidade de difundir informações, conhecimentos e influenciar ações e pensamentos. Visando difundir informações claras e corretas, os estudantes do Núcleo de Estudos em Laticínios da Universidade Federal do Ceará desenvolveram estratégias voltadas à publicação de conteúdo assertivo sobre leites e derivados. O plano de divulgação consistiu em três publicações semanais no formato de postagem e duas publicações em formato de história, todas transmitidas pela plataforma Instagram. Ao realizar uma comparação entre os 60 dias o projeto de divulgação de conteúdo pelo Instagram está ativo e os 60 dias anteriores ao início do projeto, podemos observar que o alcance aumentou +366%, atingindo quase 3000 contas. O número de impressões em publicações cresceu +213%, atingindo um total de 18471 impressões, o que representa um aumento de +709% nas interações com conteúdo, do tipo curtida, comentário, compartilhamento e salvamento. Também foi avaliado que +885% das contas não estavam seguindo o instagram do protejo. Conclui-se assim que os estudantes e a população estão buscando cada vez mais informações de qualidade e que apresentem fontes bibliográficas seguras. O crescente número de acessos e interações no Instagram do projeto mostra que uma plataforma digital pode ser utilizada como metodologia didática inovadora.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação