CRIAÇÃO DE VÍDEOS PARA VISÃO HISTÓRICA DA COGNIÇÃO
Resumo
Por conta da situação de saúde causada pela pandemia do Coronavírus, a UFC precisou adotar um formato de ensino remoto. A disciplina de Cognição e Tecnologias digitais do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) passou a abordar seus conteúdos através de um site (https://ctd-smd.wixsite.com/cognosis), no qual é feita uma jornada virtual dividida em quatro unidades: uma Missão Linha do Tempo e três Reinos: Walden II, Prägnanz e Orsha, cada um contendo imagens, vídeos e textos sobre os conteúdos da disciplina. Ao final de cada jornada, os alunos, em grupos, produziam uma mídia, apresentada em um encontro síncrono. Neste trabalho, será focado a primeira mídia produzida, um vídeo que apresenta uma Linha do Tempo histórica, focada em responder, para cada período histórico, três perguntas, sendo elas: Como os seres humanos explicavam o conhecimento e o mundo? Quais as atividades e as práticas culturais os humanos realizavam? Quais as principais tecnologias desenvolvidas neste período? Tendo um conteúdo histórico tão extenso para abordar em apenas 7 minutos, os grupos tiveram que escolher quais eventos seriam priorizados durante a explicação, causando com que cada vídeo produzido pelos alunos se tornassem distintos no conteúdo. Aliado a isso, a própria criatividade de abordagem dos estudantes fez com que cada vídeo se tornasse único. Nesse contexto, ao serem disponibilizados os vídeos para todos os alunos, foi possível uma troca de informações entre os estudantes, além de que, esses materiais também serão disponibilizados para futuros alunos da disciplina como um banco de materiais de estudo relacionados à disciplina. Um agradecimento aos orientadores e ao Programa de Apoio e Incentivo à Permanência da PROGRAD.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.