DEBATEPAPO: UM PROJETO DE ACOLHIMENTO AOS INGRESSANTES DURANTE A PANDEMIA
Resumo
Durante o período de pandemia da Covid-19, na qual a UFC entrou em formato de aulas remotas, as matrículas continuaram normalmente e os ingressantes da faculdade passam por um período de incertezas e transições, pois as informações sobre a universidade estão mais dispersas e nem todos conhecem os meios oficiais de comunicação da UFC. Isso influencia negativamente à permanência dos calouros na Universidade e seu no curso. Além disso, o curso de Sistemas e Mídias Digitais(SMD) é conhecido por ter ramificações e trilhas nas quais os alunos podem se especializar, aumentando ainda mais as dúvidas sobre o curso por parte dos ingressantes. Antes da pandemia, o projeto Debatepapo promovia essa ponte entre os alunos e o curso através de debates presenciais sobre vários temas e palestras com convidados. Porém, esse problema foi agravado pela pandemia e o formato do projeto precisou ser repensado para se adequar ao contexto remoto. Portanto, em 2021, o projeto Debatepapo foca nos ingressantes buscando sanar suas inseguranças quanto à UFC e ao SMD promovendo ações para apresentar as oportunidades e os processos relacionados ao curso e à Universidade. Para auxiliar na escolha de quais ações tomar e em seus formatos, a equipe do projeto criou um formulário solicitando a participação dos alunos sobre essas questões. Após a coleta das informações e a análise do que seria viável realizar, o Debatepapo promoveu as ações propostas pelos alunos que incluem: criação de vídeos tutoriais sobre processos do curso, a realização de debates entre os ingressantes e alunos egressos para falar um pouco sobre as possibilidades acadêmicas e de mercado, e vídeos com ex-alunos do curso falando sobre suas experiências. Todas as ações foram documentadas e os participantes tiveram seus feedbacks coletados para futuras avaliações.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.