ENSINO REMOTO: FORMAS DE ACOMPANHAMENTO, INTERAÇÃO E MOTIVAÇÃO COM OS ALUNOS DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ENGENHARIA, DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
Para os alunos ingressantes no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), no ano de 2021, não houve nenhum tipo de aula presencial, fato esse que não tinha ocorrido até então. Visto que suas experiências com o curso tenham sido completamente no formato EAD, necessitou-se tentar adaptar a disciplina desde o começo para os novos moldes. Em primeira análise, foi criado um canal de comunicação pelo aplicativo “Telegram”, onde sempre eram colocadas informações necessárias a cerca da disciplina, como links para as aulas. Ademais, também é por lá que os alunos enviam certas dúvidas, as quais os monitores e o professor Raphael Amaral respondem. Com isso, pode-se apresentar que o professor Raphael Amaral fez um excelente trabalho em relação a tentar fazer com que os começos das aulas sejam mais interativos e, de certa forma, diferentes para tentar chamar a atenção dos alunos e animá-los. Ademais, muitas vezes os monitores conversam com alunos que ficavam com dúvidas em relação a certos aspectos do próprio curso, e quanto aos critérios de avaliação dos relatórios, os ajudando e fornecendo dicas de como poderiam melhorar a escrita e a produção textual. Não só isso, conversavam com aqueles que gostariam de apenas demonstrar as dificuldades enfrentadas no curso ou que queriam apenas conversar. Já em relação ao futuro, apesar de já terem disponibilizado vídeos do PET apresentando o Campus do Pici, o monitor Raniere Paulino irá para a UFC, e se disponibilizou para tirar fotos e vídeos do campus para os alunos sentirem um pouco mais próximos do presencial, visto que essa distância foi uma das maiores queixas por parte dos alunos, em um formulário enviado pelos monitores para avaliação da disciplina. Além de procurar ter uma interação, ainda maior, no grupo do Telegram.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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