FILOSOFIA, ARTE E CIÊNCIA: CONVERSANDO INTERVENÇÕES A EVASÃO ACADÊMICA

Autores

  • Crysnanda Nascimento Rocha
  • Oscar de Queiroz Holanda Neto
  • Edilson Belangier de Jesus
  • Ada Beatriz Gallicchio Kroef

Resumo

O projeto Conversações da Filosofia com a Arte e a Ciência, do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP), foca suas ações na problemática da evasão acadêmica do curso de Filosofia. O projeto é abrangente a todos os estudantes interessados, mas tem como principal foco, alunos do primeiro semestre do curso de Filosofia, pois é onde se registra o maior índice de evasão, muitas vezes, por dificuldades de identificação do aluno com o curso em questão. Como método para a elaboração e desenvolvimento do projeto, foi utilizado o pensamento dos filósofos franceses Gilles Deleuze (1925-1995) e Félix Guattari (1930-1992). Para tentar amenizar essas dificuldades e propor formas alternativas de se pensar Filosofia para além do habitual (o pensar filosófico fechado em seu próprio campo), o projeto abre a possibilidade de criarmos interseções entre a Arte e a Ciência, abrindo espaço para alunos da própria Universidade Federal do Ceará, mais especificamente o Instituto de Cultura e Arte, e também professores e convidados fora da instituição, para que estes apresentem trabalhos como: pesquisas, oficinas, palestras, manifestações artísticas que sejam ou não transversais à Arte, à Filosofia e à Ciência. A divulgação do projeto aconteceu através de plataformas digitais e sua realização se deu por meios virtuais, o que facilitou a presença e participação de alunos de outras universidades. E como conclusão, o projeto objetiva criar um espaço de experimentação do pensamento artístico, científico e filosófico aos estudantes dos primeiros semestres de Filosofia, afim de proporcionar um aumento no interesse destes pelo curso e assim diminuirmos os índices de evasão.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação