FRESTAS DE RESPIRO: A HORA DO CAFEZINHO COMO ESPAÇO DE RESGATE DO CAMPO RELACIONAL NO MUNDO VIRTUAL
Abstract
A pandemia de COVID19 evidenciou diversos problemas de comunicação entre a Coordenação do Curso de Teatro-Licenciatura e os seus discentes. Pensando em tecer novas redes de afeto, acolhimento e comunicação entre os estudantes, os bolsistas Paip e a Coordenação criaram a ação “Hora do cafezinho”. Teve como principal objetivo ser um espaço de resgate do campo relacional onde os estudantes pudessem abstrair, criar laços de afetividade entre seus pares, compartilhar as dificuldades que estão enfrentando ao entrar na universidade no contextos de ensino remoto devido a pandemia de COVID19, evitar a evasão das disciplinas e aproximar os estudantes da coordenação do curso de Teatro. A ação “Hora do Cafezinho” ocorreu da seguinte maneira: Semanalmente um bolsista ficou responsável por criar uma programação e abrir uma sala na plataforma Google Meet para recepcionar os estudantes. A programação ia desde dinâmicas para gerar entrosamento entre os estudantes até o compartilhamento de experiências sobre a universidade entre calouros e veteranos. Durou um mês e meio, sendo um total de seis encontros, recebendo semanalmente uma média de dez estudantes entre calouros e veteranos, número que foi diminuindo gradualmente ao longo das semanas devido ao início de disciplinas modulares no mesmo horário que ocorria o evento. Contudo, essa ação contribuiu para gerar diálogos e trocas de experiência entre veteranos e calouros, oportunizou maior entrosamento entre as turmas e possibilitou um maior grau de pertencimento dos calouros ao curso.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.