LEVANTAMENTO SOBRE A VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS/AS ESTUDANTES.

Autores

  • Maria Caroline Queiroz Ribeiro
  • Heulalia Charalo Rafante

Resumo

Em decorrência da pandemia da COVID-19, o ano letivo de 2021.1, na Faculdade de Educação, continuou por meio das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), buscando minimizar os prejuízos para os processos de ensino e aprendizagem. Com o avanço da vacinação e a diminuição das mortes e de casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus, o Governador Camilo Santana (PT), decretou a abertura das Universidades e Faculdades para aulas presenciais, em todo o Ceará, a partir do dia 28 de julho de 2021, mantendo-se o ensino remoto para aqueles que optarem por não frequentar o ambiente escolar e universitário. Para subsidiar o planejamento do retorno seguro para todos, foi feito um levantamento de dados com os Cursos de Pedagogia Presenciais diurno e noturno, no período de 29 de julho a 28 de agosto de 2021, por meio de um questionário virtual, com o objetivo de conhecer a opinião dos alunos da Faculdade de Educação sobre um possível retorno das aulas, de modo presencial, assim como verificar as condições necessárias para garantir a segurança de todos/as. A pesquisa, sendo descritiva, de caráter quantitativo, bem como sua natureza bibliográfica, usou a plataforma Google forms como instrumento metodológico, para realizar o levantamento, que teve a resposta de 381 alunos, sendo 179 do noturno, grupo a ser observado por essa pesquisa. Ainda em processo de avaliação dos dados, já foi identificado uma preocupação maior dos alunos com relação ao restaurante universitário, transporte público, a vacinação, o modelo híbrido e higiene da Faculdade, podendo concluir que a volta das aulas presenciais ainda preocupa os estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação, sendo que a maioria indicou ser contra o retorno presencial no semestre 2021.2.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação