MATEMÁTICA CONTRA COVID-19
Resumo
O presente trabalho trata do desenvolvimento do projeto "Matemática contra COVID-19", orientado pelo Prof. Dr. Florentiu Daniel Cibotaru do Departamento de Matemática, com o objetivo de dar apoio aos estudantes do curso de Matemática Bacharelado nas disciplinas iniciais. A ênfase do projeto é focar nas disciplinas dos primeiros semestres, visto que elas são de grande importância para um conhecimento sólido e avançado em Matemática. Uma das disciplinas escolhidas pelo professor Daniel foi Cálculo Diferencial e Integral 3. Com o surgimento da pandemia de Covid-19 no início do ano de 2020, a aplicação de projetos de apoio a graduação teve que ser mudada e a utilização de métodos virtuais se tornou a grande forma de interagir com os alunos. A principal forma de comunicação com os graduandos era por encontros via Google Meet, onde se fazia o uso de uma mesa digitalizadora, para se assemelhar ao máximo com o ambiente de sala de aula, tentando sempre incentivá-los a participar com perguntas e sugestão de soluções. Outra ferramenta bastante utilizada foi o WhatsApp, onde os alunos poderiam enviar dúvidas mais específicas a qualquer momento, mandando imagens e áudios, tendo assim uma resposta mais ágil do monitor. O projeto, portanto, ainda que de forma virtual, se mostra construtivo para o processo de aprendizagem e o uso de métodos virtuais, durante o isolamento social imposto pela pandemia, se mostrou como ferramenta fundamental para compreensão, fixação dos conteúdos ministrado pelos professores e permanência dos estudantes nos cursos de graduação no geral.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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