MATEMÁTICA CONTRA COVID-19: APOIO AOS ALUNOS DO BACHARELADO EM MATEMÁTICA

Autores

  • Kaillan Marreiro de Sousa
  • Florentiu Daniel Cibotaru

Resumo

Neste trabalho, será discutido o desenvolvimento do projeto "Matemática contra COVID-19", proposto pelo Prof. Dr. Florentiu Daniel Cibotaru. Considerando a grande evasão que ocorre no curso de Bacharelado em Matemática, principalmente nos primeiros semestres, o projeto teve como principal objetivo dar apoio aos discentes que entraram recentemente no curso, considerando sobretudo as dificuldades do ensino remoto devido à pandemia. Ao longo do trabalho, os bolsistas foram envolvidos em uma "Central de Apoio aos Matemáticos", onde puderam ajudar diretamente os discentes recém-chegados em disciplinas específicas por meio de momentos de tira-dúvidas, facilitando a comunicação dos alunos com o docente e a coordenação do curso, sugerindo e enviando materiais online e dando dicas em geral de como se adaptar ao ensino remoto e de como conseguir permanecer e se desenvolver dentro do curso. Em particular, uma das disciplinas escolhidas para receber esse apoio foi a de Matemática Discreta. Essa disciplina normalmente é considerada um desafio, tendo em vista que ela objetiva ensinar a matemática formal, técnicas de prova e trazer conhecimentos que são completamente novos para os discentes, mas que são fundamentais para a continuação do curso, já que seus resultados são usados em grande parte das disciplinas. Nessa cadeira foi possível ajudar os alunos das formas citadas acima, mas se destacam as aulas tira-dúvidas, que ocorreram semanalmente e se pôde ter uma conversa mais direta com os discentes. Por fim, o projeto foi de grande valia tanto para os estudantes quanto para os bolsistas, servindo de experiência para ambos e ajudando de forma eficaz a reduzir os efeitos causados pela pandemia no aprendizado.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação