MATEMÁTICA CONTRA COVID-19: APOIO AOS ALUNOS DO BACHARELADO EM MATEMÁTICA
Resumo
Neste trabalho, será discutido o desenvolvimento do projeto "Matemática contra COVID-19", proposto pelo Prof. Dr. Florentiu Daniel Cibotaru. Considerando a grande evasão que ocorre no curso de Bacharelado em Matemática, principalmente nos primeiros semestres, o projeto teve como principal objetivo dar apoio aos discentes que entraram recentemente no curso, considerando sobretudo as dificuldades do ensino remoto devido à pandemia. Ao longo do trabalho, os bolsistas foram envolvidos em uma "Central de Apoio aos Matemáticos", onde puderam ajudar diretamente os discentes recém-chegados em disciplinas específicas por meio de momentos de tira-dúvidas, facilitando a comunicação dos alunos com o docente e a coordenação do curso, sugerindo e enviando materiais online e dando dicas em geral de como se adaptar ao ensino remoto e de como conseguir permanecer e se desenvolver dentro do curso. Em particular, uma das disciplinas escolhidas para receber esse apoio foi a de Matemática Discreta. Essa disciplina normalmente é considerada um desafio, tendo em vista que ela objetiva ensinar a matemática formal, técnicas de prova e trazer conhecimentos que são completamente novos para os discentes, mas que são fundamentais para a continuação do curso, já que seus resultados são usados em grande parte das disciplinas. Nessa cadeira foi possível ajudar os alunos das formas citadas acima, mas se destacam as aulas tira-dúvidas, que ocorreram semanalmente e se pôde ter uma conversa mais direta com os discentes. Por fim, o projeto foi de grande valia tanto para os estudantes quanto para os bolsistas, servindo de experiência para ambos e ajudando de forma eficaz a reduzir os efeitos causados pela pandemia no aprendizado.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.