MEDIAÇÕES E CULTURA DE PAZ
Resumo
O presente projeto de extensão teve como objetivo primário oferecer formação e conteúdos concernentes à mediação de conflitos, cultura de paz, autoconhecimento, meditação, diálogos interculturas, conciliações de interesses e respeito à diversidade ao corpo discente e docente, servidores, egressos das Ciências Sociais e do Centro de Humanidades, bem como para a comunidade em geral nesta conjuntura de aulas remotas, isolamento social, mortes de parentes e amigos em decorrência da COVID-19 dentre outras contingências e tensões cotidianas, inclusive conflitos e instabilidades de natureza política e econômica no país. Articulado com Laboratório de Estudo da Violência (LEV-UFC), o projeto também buscou proporcionar o diálogo entre a comunidade acadêmica e diversos grupos sociais para além dos muros da universidade, conferindo melhor visibilidade uma vez que estes foram aprofundados e desenvolvidos dentro do meio acadêmico e, dessa forma, assegurando uma construção plural do conhecimento social. Consistindo em transmissões virtuais ao vivo por uma plataforma livre, o curso organizou encontros a cada 15 dias, em sessões de aproximadamente 90 minutos, entre os meses de junho e setembro de 2021, dos quais contaram com a participação de convidados especiais, como pesquisadores, líderes indígenas, parlamentares, profissionais da saúde, orientadores espirituais, entre outros, para a parla com alguns docentes do Departamento de Ciências Sociais. Tais temas e saberes foram abordados à luz de autores e conceitos clássicos e contemporâneos da Antropologia, Sociologia e Humanidades, sobretudo pesquisas e debates relacionados a mediações de conflitos, diálogos interculturais, respeito às diferenças e diversidades, possibilidades interativas e de comunicações não violentas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.