MOTIVAÇÃO, INTERESSE E EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO INGRESSO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Foi proposto aos alunos recém-ingressos no curso de Educação Física da UFC, um formulário quanto às suas motivações, interesses e expectativas, diante da vivência da graduação. Do total de alunos que responderam ao formulário, 54,1% são do curso de Licenciatura, e 45,9% são do Bacharelado. Foi possível perceber o quanto ainda há, por parte dos alunos, grande referência da Educação Física, unicamente com os esportes mais conhecidos ou simplesmente com a academia. Outros, apontam o quanto a experiência de pesquisa e aprofundamento sobre a Educação Física (EF), os fizeram perceber o quanto tal área mostra-se extremamente abrangente. Tendo em vista as diversas respostas, o Projeto Inter-Ações na Perspectiva do Formar-Ser, proporciona aos alunos recém-ingressos do curso de Educação Física, um maior vislumbre sobre as tantas e infindáveis possibilidades da área. Uma maneira utilizada para integrar tais objetivos de formação e vivência, é o uso de jogos fantásticos e RPG’s (Role Playing Game) para implementar os conceitos e amplos conhecimentos sobre a EF no cotidiano acadêmico dos universitários. O processo de aprendizado no meio acadêmico, é repleto de obstáculos em seus processos. Esses obstáculos podem vir a ser tão cansativos e desgastantes, que a motivação para seguir em frente, se esvai. Assim, resolvemos unir aspectos dos jogos de interação para auxiliar o cotidiano dos universitários. Vivemos repletos de realidades fantásticas ao nosso redor, em livros, jogos, animações e animes que consumimos e, por vezes, mergulhamos (CORRÊA e JÚNIOR, 2021). Mas assim como podemos “nos transportar” para dentro de tais universos fantásticos, podemos também, e devemos, trazer a beleza de um universo etéreo ao nosso mundo, para que, quem sabe, possamos viver melhor aqui, com sonhos feéricos de um mundo melhor, pois uma estória de fadas não pode ser tão real ao seu leitor, a ponto de o roubar de sua verdadeira realidade, mas sim, ajudá-lo a vivê-la melhor (TOLKIEN, 2007).Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.