NENHUM POTENCIAL PODE SER DESPERDIÇADO: ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UFC.

Autores

  • Carina Araujo Dias
  • Tania Vicente Viana

Resumo

As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) se encontram em todos os segmentos sociais, numa estimativa de 2 a 5% de habilidades verbais e lógico-matemáticas, tradicionalmente valorizadas nas instituições de ensino, mas podem ser estendidas até 20%, considerando outras áreas do saber e do fazer, como artes e esportes. Porém, constata-se um despreparo estrutural frente às necessidades educacionais específicas desse alunado, o que acarreta riscos de evasão, principalmente na realidade de um ensino remoto. Efetuado no Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), o projeto objetivou, em geral, contribuir para a permanência e redução da evasão de alunos de graduação com AH/SD em seus respectivos cursos. Em específico, visou promover grupos de estudos sobre a temática e cursos de formação destinados a diferentes públicos. Assim, realizaram-se: 4 grupos de estudos com alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC); apresentação de trabalho no 1° Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação (CNSME); e discussão on-line sobre “AH/SD: desafios, crenças e identificação”, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Participaram, dos grupos de estudos, 28 alunos da UFC dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Direito. Destes, havia: 7 discentes com indicadores de AH/SD; 2 com deficiência física; 1 com deficiência visual; 1 com deficiência auditiva; e 1 com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com a apresentação no 1° CNSME, houve a divulgação de dados sobre a saúde mental dos alunos do curso de Pedagogia. E o diálogo com o IFCE somou mais de 160 visualizações até a submissão deste resumo. Apesar da pandemia da Covid-19, semeou-se uma cultura inclusiva e uma rede de apoio formada pelos integrantes do público-alvo da Educação Especial, o que teve impacto positivo na saúde mental desses discentes, estimulando a permanência de seus vínculos afetivos e institucionais. Os alunos dos grupos de estudos não se evadiram.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação