O CURSO DE ENSINO HÍBRIDO E A IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Com o contexto de pandemia da Covid-19 que afetou o mundo, a solução foi procurar se adaptar, inclusive na área da educação. Pensando nisso, o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA) da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), lançou o curso sobre o Ensino Híbrido voltado especialmente, para a comunidade acadêmica da UFC, mas professores de outras instituições também participaram. O presente trabalho pretende relatar a experiência como bolsista de Apoio a Projetos de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) do ano de 2021 no âmbito do PAAP. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência sobre a vivência e observações a um curso no formato síncrono (Google Meet) e assíncrono (TelEduc). O curso de Ensino Híbrido ocorreu entre os meses de maio, junho, julho e agosto de 2021, com encontros quinzenais, e carga horário de 40 horas, nessa edição foi divido em 3 módulos com atividades síncronas e assíncronas, e a cada aula eram abordados assuntos voltados ao que é ensino híbrido, legislação, plataformas e ferramentas tecnológicas, com diversos professores convidados que possuíssem conhecimento na área. Após as aulas síncronas, realizadas pela plataforma Google Meet, eram criados fóruns para os cursistas responderem de acordo com o assunto de cada aula. Por meio dessa experiência, pondero que minha permanência durante esse período no programa PAAP auxiliando nas atividades do curso de Ensino Híbrido foram bastante enriquecedoras para minha formação como futura profissional docente, e que me permitiu descobrir diferentes maneiras de adquirir e passar conhecimento, sendo presencial ou de forma remota.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.