O EXCESSO DE BUROCRACIA NO PROCESSO DE FORMALIZAÇÃO PARA NEGÓCIOS PRODUTIVOS DO TERCEIRO SETOR
Resumo
A pesquisa foi realizada durante o Projeto de Mentoria e Gestão de Negócios Cooperativos, CNPq/SESCOOP N°[007]/2018, que visou observar o caminhar no processo de formalização de empreendimentos sociais que buscam se formalizar como associação e/ou cooperativa. Foram prestadas informações por meio da observação participante nas mentorias virtuais realizadas durante o período da pandemia Covid-19, sendo o grupo em específico mentorado as mulheres empreendedoras e artesãs da Economia Solidária (ES), integrantes da Rede Estrela de Iracema. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e análises documentais para a fundamentação teórica da discussão (Ramos, 1989; Singer, 2008; Soares, 2019). Quanto aos resultados apresentados, durante as mentorias realizadas, pôde-se observar que o processo de formalização, para esses empreendimentos, é considerado excessivamente técnico e burocrático, o qual necessita da interferência de profissionais de áreas diversas, quais seja, do direito, administração, contabilidade, etc. O grupos produtivos de mulheres encontram dificuldades quanto ao entendimento técnico e legal, e também contábil-financeiro, o que as leva a permanecer na informalidade, inviabilizando a participação em editais, a captação de recursos, o fomento de apoio e parcerias e as vendas dos seus produtos. Quanto aos resultados, vem se verificando que os empreendimentos da necessitam de mais acessibilidade ao buscar amparo legal e técnico para que se possam efetivar a formalização desses negócios. A racionalidade burocrática-instrumental dificulta o acesso às informações e torna o processo de formalização desses empreendimentos moroso e limitante das capacidades das mulheres. Portanto, durante a vivência atual do projeto e as mentorias, buscou-se agregar informações sobre o processo de formalização de empreendimentos do terceiro setor para o grupo mentorado, de uma forma dinâmica, didática e com linguagem acessível, tentando sanar todas as dúvidas a respeito de clDownloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.