O IMPACTO DOS PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS COMO METODOLOGIA PARA ESTIMULAR O PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Resumo
Os problemas contextualizados são exercícios que exigem um pensamento aguçado e muitas das vezes, desenvolver um passo a passo é o melhor caminho para se chegar a uma solução. Para isso, é necessário que envolva lógica, raciocínio e em alguns casos, fórmulas matemáticas. A finalidade deste trabalho é motivar os discentes que têm dificuldade nas disciplinas introdutórias de programação e prover uma metodologia que possa estimular estudo e aprendizado da programação de uma forma mais divertida. O projeto já desenvolveu 43 problemas contextualizados, em 8 áreas específicas, entre elas: Agronomia, Física, Matemática, Química, Bioinformática, Oceanografia, Eng. de Alimentos e Geografia. Para formular essas questões, a equipe precisou realizar alguns dias de pesquisas, estudar os assuntos relacionados a cada área, codificar e testar. Após estes passos, uma avaliação é feita pelos professores orientadores e depois de um feedback positivo, os problemas são cadastrados no banco de dados do jogo para que possam ser testados. Com base em pesquisas feitas com os alunos de disciplinas introdutórias de programação nos semestres 2020.2 e 2021.1 e na análise dos resultados obtidos, foi possível observar que os problemas contextualizados motivam os alunos a estudar mais sobre programação. Em alguns casos, induzem os estudantes a explorar mais sobre a sua formação e futura profissão. Dessa forma, os discentes salientaram que, os problemas contextualizados por área, são mais simples de serem resolvidos, do que problemas de outras áreas específicas. Outros enfatizam que, por meio da resolução das questões, podem até se sentirem mais motivados a continuar no curso até o final. Neste contexto, os problemas contextualizados exercem um papel muito relevante na vida acadêmica de um universitário. Seu impacto é evidente e não restam dúvidas de que devemos trabalhar mais em prol de um ensino fundamentado em problemas contextualizados.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.