“O USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS COMO MEIO DE INTRODUÇÃO DOS CALOUROS AO CURSO DE ODONTOLOGIA DE FORTALEZA EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS ENCONTROS VIRTUAIS”
Resumo
Introdução: Devido à suspensão das atividades presenciais da Universidade Federal do Ceará (UFC) como forma de diminuir a transmissão do novo Coronavírus, o acolhimento dos recém-ingressos nos cursos de graduação representou um desafio para a Academia devido ao isolamento social. Para contornar essa situação, as plataformas digitais foram utilizadas no curso de Odontologia da UFC para promover encontros entre alunos e professores, para ambientação e motivação dos calouros. Objetivo(s): Descrever a atividade virtual “Conhecendo as diferentes especialidades do curso de Odontologia – FFOE”. Metodologia: A bolsista do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) junto aos coordenadores do curso organizaram encontros virtuais entre os ingressantes do semestre 2021.1 e docentes convidados. Estes apresentaram as diversas especialidades odontológicas que seriam vivenciadas pelos alunos ao longo da graduação; o funcionamento de cada disciplina; os espaços físicos, bem como casos clínicos. Os quatro encontros ocorreram semanalmente, nos meses de maio e junho de 2021, na plataforma Google Meet. Ao final de cada momento, os participantes responderam a uma pesquisa de satisfação via Google Forms. Resultados: Em torno de 15 alunos participaram de cada encontro. Segundo as respostas dos formulários, observou-se que o nível de satisfação dos alunos pela atividade foi satisfatório. Segundo eles, os momentos proporcionaram maior conhecimento do ciclo clínico do curso, que lhes é apresentado somente a partir do 5º semestre, bem como as diversas possibilidades da profissão que eles tinham escolhido. Considerações finais/Conclusão: Com essa atividade, espera-se redução da evasão de alunos nos semestres virtuais. Também, nota-se a importância das ferramentas virtuais para a continuidade das atividades acadêmicas, proporcionando momentos de acolhimento dos calouros, impactando positivamente na introdução à vida acadêmica.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.