O USO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM ACERCA DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
No meio científico é primordial que o(a) pesquisador(a) tenha criticidade a respeito do objeto de estudo, buscando realizar leituras e construção de saberes frente às temáticas que são consideradas em cada processo de elaboração do projeto científico. Em consonância, se tem que nas produções humanas, são realizadas observações, reflexões e percepções sobre os fenômenos que servem de mediadores nas mais diversas realidades. Assim, sendo parte do método científico, pode ser caracterizada a pesquisa qualitativa, que terá como intuito central investigar as complexidades e singularidades dos fenômenos e situações cotidianas, traçando uma reflexividade tanto do(a) pesquisador(a) como dos(as) pesquisados(as). Logo, o objetivo do presente estudo foi relatar sobre o processo de elaboração de estratégias educativas acerca dos saberes e conteúdos da pesquisa qualitativa em Educação Física. A elaboração dos materiais ocorreu durante a atuação na bolsa PAIP no projeto de Acesso, Trabalho e Produção do Conhecimento Científico em Educação Física, em que se trabalharam diferentes temas a fim de proporcionar à comunidade acadêmica atividades e materiais que auxiliassem no processo de ensino-aprendizagem do conhecimento científico. Por conseguinte, foram desenvolvidas estratégias tais como vídeos, ebooks interativos e atividades de fixação sobre os conteúdos de pesquisa qualitativa (tipos de estudo, instrumentos de pesquisa, análise de dados), tendo como perspectiva que no campo da Educação Física é amparada pela possibilidade vasta nos desenhos metodológicos que terão como objetivo analisar temáticas do esporte, saúde, processos pedagógicos, lazer, cultura, entre outros. Portanto, após a concretização da parte de planejamento e organização dos materiais, em etapas futuras as metas concentram-se em disponibilizar os recursos por meio de plataformas acessíveis e de maior divulgação e posteriormente analisar o retorno dos(as) alunos(as).Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.