O USO DE MÍDIAS AUDIOVISUAIS COMO ELEMENTOS POTENCIALIZADORES DA APROXIMAÇÃO ENTRE DOCENTE E DISCENTE NA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS
Resumo
A disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional Nas Desigualdades Sociais, ministrada inteiramente a distância, têm seu formato pedagógico voltado, em sua totalidade, às publicações em fóruns de discussões. Tal formato assegura uma assincronicidade do aprendizado e flexibilização da participação dos alunos, permitindo a estes, adaptarem sua rotina e horários ao da referida disciplina. Entretanto, mesmo com toda a vantagem da assincronicidade proporcionada pelos fóruns, ainda assim questiona-se a suficiência de um modelo baseado apenas em comunicação textual, que abre mão da aproximação entre educador e educando através de rosto e fala, considerado um aspecto importante do aprendizado. Dessa forma, a presente pesquisa analisou a experiência dos participantes da disciplina, com base no fórum de avaliação em EaD, com o objetivo de verificar as avaliações que questionavam a ausência de vídeos e vídeo-aulas ao longo do semestre. Analisando o fórum de avaliação, da turma 6, foram observados mais de cinco alunos, de um total de 28 respondentes, que desejavam a inclusão ou se sentiram prejudicados pela ausência de mídias audiovisuais. Estes alunos recomendaram o uso de vídeo-aulas para complementar o formato textual das mesmas. Além das informações analisadas neste fórum, foram realizadas entrevistas com os 5 docentes responsáveis pelos módulos, com vista a catalogar suas percepções sobre o uso exclusivo de fóruns e analisar a opinião deles, se houve defasagem na proximidade com os estudantes. Também foram levantadas opiniões dos docentes sobre o uso de mídias audiovisuais para apresentação pessoal dos mesmos e para explicação do funcionamento do fórum e conteúdos do módulo atual. Os dados coletados estão em fase de análise e acredita-se que tais resultados irão contribuir para uma melhoria significativa da disciplina. Agradecimentos à CGPA e à PROGRAD pelo financiamento deste trabalho.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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