O USO DO INSTAGRAM NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA PROGRAD DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Já há alguns anos as instituições, seja na iniciativa privada ou no setor público, consideram conteúdos digitais em suas estratégias de comunicação institucional. Além dos e-mails setoriais, a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará mantém contato com seus públicos por meio de três redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram. Optamos, neste trabalho, por analisar as interações no Instagram por se revelar a que teve maior quantidade de interações durante o período de atividades da bolsa, iniciada em maio deste ano. Pretendemos realizar uma análise quantitativa do aumento de seguidores, das postagens que geraram mais interações e do volume de mensagens diretas respondidas durante o primeiro semestre letivo na UFC. Nossa hipótese é que diante da pandemia de covid-19 – e consequentemente a necessidade de distanciamento social e impossibilidade de atendimento presencial na maioria das ocasiões – os canais de comunicação online tiveram que atender novas e mais volumosas demandas. As redes sociais da PROGRAD são meios de comunicação oficiais, confiáveis, ágeis e estão inseridos em uma cultura participativa. Para Raquel Recuero (2009), uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais). Uma rede, assim, é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores. Deste modo, a comunicação pelo Instagram teria contribuído para a manutenção dos vínculos entre indivíduos (pré-universitários, alunos, professores, técnicos e sociedade em geral) e a Universidade.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Carneiro Maximo, W., Rochele Barroso Moura, A., & Cristina de Lucena Lucas, M. (2021). O USO DO INSTAGRAM NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA PROGRAD DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 6(8), 4518. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77602
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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