OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS
Resumo
A presença dos gêneros textuais é bastante importante para a aprendizagem de diversos saberes. É comum que professores, principalmente os de língua portuguesa, utilizem variados gêneros como charge, tirinha e letras de músicas para materializar a teoria de suas aulas. Nesse sentido, esta pesquisa pretende denotar a utilização de gêneros textuais na disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais sob a ótica da funcionalidade destes como mecanismo de promoção de didática e aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo nos fóruns da disciplina do semestre 2020.2 onde se verificou a ocorrência de gêneros textuais (capítulos de livros, letras de música e entrevistas e etc) que compuseram o arsenal didático dos professores. Os resultados foram analisados à luz dos aportes teóricos como Bakthin (2016) e Cavalcante (2012) para mensurar a importância e a constituição das aulas a partir da inserção dos gêneros textuais e, como resultado observou-se a presença de maior entrosamentos dos alunos e entendimento por parte destes em relação aos objetivos de aprendizagem produzidos por cada professor. De tal modo como a Educação Básica é orientada a partir dos preceitos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), onde esta prevê maior aprofundamento nas funcionalidades dos gêneros discursivos e textuais, assim se observa, também, com os preceitos da Disciplina de Diferença e Enfrentamento, onde esta se promove didaticamente através do uso de múltiplos gêneros com o fito de configurar um ambiente pedagógico mais dinâmico. Agradecimentos à Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos - CGPA e à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará pelo financiamento deste trabalho.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.