PAAP PODCAST COMO RECURSO PARA COMPARTILHAR CONTEÚDOS INFORMATIVOS SOBRE EDUCAÇÃO
Resumo
Caracterizado por ser um material em formato de áudio e por sua reprodução em plataformas de streaming, os podcasts alcançam cada vez mais popularidade. Esse crescimento acontece, principalmente, por sua flexibilidade de uso, podendo ser ouvido enquanto são realizadas tarefas do dia a dia e em qualquer horário. Com essa tendência de utilização da plataforma, educadores não poderiam ignorá-la. Nesse sentido, em janeiro deste ano, foi lançado o primeiro episódio do PAAP Podcast, produzido pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) e formado por entrevistas com professores e especialistas sobre temas relacionados à educação e à Universidade Federal do Ceará (UFC). O presente trabalho visa analisar o uso, pelo PAAP, desse meio de comunicação para compartilhar conteúdos informativos que estão relacionados ao ambiente acadêmico, compreendendo temáticas relevantes tanto para professores e técnicos, quanto para alunos da UFC, a fim de estabelecer se o PAAP está alcançando um bom público, atingindo de forma positiva a sua audiência e classificar o desempenho do programa. Uma pesquisa qualitativa, fundamentada na observação e estudo dos números de ouvintes dos episódios, examinando as métricas, foi utilizada para investigar e encontrar as respostas dos questionamentos propostos. Ao observarmos os números, compreende-se que o podcast do Programa atinge públicos de idades diversas: as principais faixas etárias são 18-22, 28-34 e 35-44 anos. Entre os 15 episódios disponibilizados, o 8, o 10 e o 11 são os mais reproduzidos, com 57, 74 e 69 ouvintes, respectivamente. Assim, pode-se concluir que o PAAP Podcast atinge uma boa audiência quando analisado sob a perspectiva de ser um programa sobre educação e com foco na comunidade da UFC.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.