PROJETO “MÉTODOS LABOMAR” E O APOIO AO DISCENTE DOS CURSOS DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E OCEANOGRAFIA

Autores

  • Paulo Clayton de Souza Melo Lima
  • Lídia de Oliveira Rodrigues
  • Fabio de Oliveira Matos

Resumo

Vinculado ao Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP/PROGRAD), em colaboração com o Laboratório de Economia, Direito e Sustentabilidade (LEDS), o projeto “Métodos Labomar” foi desenvolvido no decorrer do ano de 2021 e constitui-se como um espaço formativo e assistencial para todos os alunos das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e TCC II dos cursos de Ciências Ambientais e Oceanografia do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR/UFC). O referido projeto tem por objetivo auxiliar os estudantes no que se refere às normas estruturais exigidas em produções acadêmicas pela UFC/ABNT, bem como possibilitar uma melhor compreensão e construção dos modelos de trabalhos demandados por esse sistema. Tendo em vista a Pandemia da COVID-19, o projeto se deu por práticas remotas que utilizaram recursos digitais como metodologia de apoio. Assim, por intermédio da atuação do bolsista, sob orientação, foi disponibilizado para os discentes o acompanhamento via e-mail, para envio de dúvidas destes relativas à normalização de trabalhos acadêmicos, além da elaboração de oficinas que visam integralizar os graduandos perante esse mesmo tópico. No primeiro semestre de 2021, foi realizada a oficina “O uso do Canva para a apresentação de trabalhos acadêmicos”, realizada nos dias 11 e 12 de agosto, com carga horária total de 4 horas, cujo propósito consistiu em apresentar a plataforma online de design gráfico “Canva” e suas ferramentas, a fim de facilitar e dinamizar a exibição visual de trabalhos acadêmicos. A oficina teve 94 estudantes inscritos de diversos cursos, com participantes ativos, os quais alegaram terem tido uma boa experiência durante a apresentação da oficina e sugeriram outros temas a serem trabalhados futuramente. Isto posto, os resultados alcançados constam na participação dos discentes no desenvolvimento do projeto, incluindo a afirmação destes quanto à assistência e aprendizado proporcionados por meio desses espaços oferecidos.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação