RELATO DE EXPERIÊNCIA PAIP: CICLOS FORMATIVOS EM JORNALISMO ESPORTIVO COMO PRÁTICA DE ACOLHIMENTO

Autores

  • Paulo Rodrigo de Abreu Carvalho Honorio
  • Giselly Correa Barata
  • Rafael Rodrigues da Costa

Resumo

Ingressar no nível superior representa um desafiante passo rumo à formação profissional e uma das maiores problemáticas a serem enfrentadas é demonstrar, de maneira teórica e experimental, já no primeiro semestre, um breve vislumbre do que será oferecido durante todo o curso, podendo ser mais assertiva mediante a estratégias de recepção. Nesse sentido, o projeto “Práticas de jornalismo esportivo como estratégia de acolhimento de estudantes do primeiro ano”, vinculado ao Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) foi concebido a partir da percepção dessa necessidade de auxiliar esse tipo de estudantes. Assim, o projeto buscou ofertar atividades e para este fim, utilizou-se a metodologia de apresentação de carga horária, oficinas e ciclos formativos que propiciam o desenvolvimento de habilidades vinculadas ao saber comunicacional: edição em áudio, vídeo e artes gráficas, possibilitando que dúvidas que surgissem mediante as temáticas ministradas, pudessem ser tiradas pós término da oficina. Temas necessários à vida acadêmica em geral, como organização de estudos e apresentação dos espaços físicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, localizado no campus Benfica, foram desenvolvidas. Direcionamento com especialistas, já em atuação no mercado de trabalho, também foi utilizada como maneira de contribuir para esse primeiro contato com o mundo universitário, por meio perguntas, workshops e etc. Ademais, um direcionamento para a entrada em projetos de extensão, a curto prazo, foi apresentada e estimulada, a fim de que os alunos pudessem envolver-se nas atividades que atrelam universidade e sociedade. Nos resultados obtidos por meio de questionários após as formações, mensuramos as atividades como relevantes para os estudantes e uma crescente demanda por mais ações que ofereçam formações foram perceptíveis.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação