RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CONCEITO DE HIPER-REALIDADE APLICADO À CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL EM EAD PARA ALUNOS DE CORDAS FRICCIONADAS
Resumen
Este trabalho se propõe a fazer uma investigação empírica sobre a forma que a relação de EaD altera a dinâmica espacial entre professor, aluno e percepção corporal. Partindo da vivência do autor como estudante de violino e membro do Projeto de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da UFC, argumento como as alternativas de ensino remoto, durante a crise sanitária decorrente da pandemia de COVID-19, representam uma alegoria ― ou, ainda, mantém uma relação de causa e consequência ― para a crise de significado da idade contemporânea, aludindo à experiência virtual que passa a ocupar papel protagonista na percepção de si do aluno, no seu entendimento da realidade e de sua relação com o professor e o instrumento. O objetivo é explicitar como o ensino da técnica, uma instância objetivamente material e, com efeito, corporal passa a ser intermediado por camadas de distanciamento em ruído e perda de informação no ambiente online ― passando por processos de captação de imagem e som, por webcam e microfone, que são convertidos em informação digital, sujeitados à distorção e, enfim, reinterpretados em um feedback simultâneo ao ato da captação. Logo, em ato síncrono e consequente, ao receber o feedback de suas interações captadas, aluno e professor estão lidando com uma cópia inautêntica, uma representação. E, então, no contexto do EaD, a aula se dá não mais pela percepção de si mediada pelo outro, o professor ― como na tradição presencial ― mas pelo reflexo digital da aula, do momento, do corpo: a imagem invertida no ecrã. Aqui proponho adicionar às reflexões da problemática do ensino remoto, considerando o aporte teórico de Baudrillard e de publicações nos Anais dos Congressos Nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical, e, em última análise, visando considerar os seus possíveis efeitos na consciência corporal dos alunos do curso de Música da UFC e do Projeto de Extensão, e sua influência na permanência dos alunos na graduação.Descargas
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.