RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CONCEITO DE HIPER-REALIDADE APLICADO À CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL EM EAD PARA ALUNOS DE CORDAS FRICCIONADAS

Autores/as

  • Levi de Macedo Santos
  • Liu Man Ying

Resumen

Este trabalho se propõe a fazer uma investigação empírica sobre a forma que a relação de EaD altera a dinâmica espacial entre professor, aluno e percepção corporal. Partindo da vivência do autor como estudante de violino e membro do Projeto de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da UFC, argumento como as alternativas de ensino remoto, durante a crise sanitária decorrente da pandemia de COVID-19, representam uma alegoria ― ou, ainda, mantém uma relação de causa e consequência ― para a crise de significado da idade contemporânea, aludindo à experiência virtual que passa a ocupar papel protagonista na percepção de si do aluno, no seu entendimento da realidade e de sua relação com o professor e o instrumento. O objetivo é explicitar como o ensino da técnica, uma instância objetivamente material e, com efeito, corporal passa a ser intermediado por camadas de distanciamento em ruído e perda de informação no ambiente online ― passando por processos de captação de imagem e som, por webcam e microfone, que são convertidos em informação digital, sujeitados à distorção e, enfim, reinterpretados em um feedback simultâneo ao ato da captação. Logo, em ato síncrono e consequente, ao receber o feedback de suas interações captadas, aluno e professor estão lidando com uma cópia inautêntica, uma representação. E, então, no contexto do EaD, a aula se dá não mais pela percepção de si mediada pelo outro, o professor ― como na tradição presencial ― mas pelo reflexo digital da aula, do momento, do corpo: a imagem invertida no ecrã. Aqui proponho adicionar às reflexões da problemática do ensino remoto, considerando o aporte teórico de Baudrillard e de publicações nos Anais dos Congressos Nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical, e, em última análise, visando considerar os seus possíveis efeitos na consciência corporal dos alunos do curso de Música da UFC e do Projeto de Extensão, e sua influência na permanência dos alunos na graduação.

Descargas

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação