UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA PESQUISA DE INFORMAÇÕES BÁSICAS MUNICIPAIS EM POLÍTICAS PÚBLICAS
Resumo
As políticas públicas implementadas pelos governos geram inúmeros debates, os quais contam com as contribuições de resultados apresentados por pesquisas acadêmicas. Ferramentas como bancos de dados auxiliam nas análises de políticas públicas. Atualmente há plataformas sustentadas por instituições públicas e privadas com bancos de dados e pesquisas com informações disponíveis para pesquisadores e gestores de políticas públicas. Entre as pesquisas, encontra-se a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados da MUNIC são disponibilizados no site do IBGE para acesso público. Considerando a importância dos dados municipais, este trabalho tem como objetivo analisar o potencial de uso da MUNIC no âmbito dos estudos sobre políticas públicas. Para isso, a metodologia utilizada consistiu na consulta a plataformas de pesquisa para um levantamento de trabalhos que utilizavam dados da MUNIC. De forma preliminar, foram selecionados 10 (dez) trabalhos, considerando a importância dos dados da MUNIC no desenvolvimento do estudo. Como resultado, foi possível constatar que os dados da MUNIC foram utilizados para estudos em temas como meio ambiente, saneamento básico, cultura, saúde e planejamento urbano. Conclui-se que a MUNIC apresenta dados relevantes para os estudos de políticas públicas municipais, constituindo-se como uma fonte importante para pesquisas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.