UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL PARA UMA ANÁLISE DE INDICADORES ACADÊMICOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA UFC

Autores

  • Mendeleyev Santos Amorim
  • Heraclito Lopes Jaguaribe Pontes

Resumo

A tecnologia a cada dia se inova para o bem comum da sociedade e entidades, ela visa cada vez mais melhorar os processos, com isso cabe a toda e qualquer organização se adaptar as mudanças propostas pela tecnologia para não decair em relação as outras que sobreviveram. Com a chegada da pandemia da Covid-19, houve uma mudança na forma de ensino, com isso as instituições tiveram que se adaptar as adversidades com ajuda de tecnologias. No apoio a tecnologia, a Inteligência Empresarial permite a inovação da gestão em relação aos conceitos, processos e práticas de empresas. Dessa forma com o intuito de melhorar os serviços prestados pela coordenação do curso de engenharia de produção mecânica UFC/Fortaleza, o objetivo deste trabalho foi utilizar a inteligência empresarial para contribuir com uma melhor visualização dos dados por meio de painéis para análise dos indicadores acadêmicos do curso. Também buscou-se levantar tendências ao longo dos anos e estudar o comportamento do aluno e entender a relação discente-universidade. A metodologia do trabalho foi dividida em duas partes. A primeira parte foi a análise dos índices situacionais gerais dos alunos (aprovação, reprovação, trancamentos e etc.) durante o período de semestres remotos (2020.1 e 2020.2) separadamente e posteriormente comparados com semestres anteriores (2018.1 até 2019.2). Nesta parte foi também realizada a observação dos comportamentos e tendências dos alunos no modo não presencial, a partir da utilização de inteligência empresarial (gráficos, tabelas etc.). Na segunda parte foi realizada um detalhamento das disciplinas que compõe o curso (índice de reprovações por disciplina, índice de ingressos e egressos no curso) no período de 2017 a 2020. Alguns resultados do trabalho foram: um aumento no número de matrículas e supressões/trancamentos durante o período da pandemia; o número de reprovações dos alunos concentrados nas disciplinas do 1º ano e; o número de egressos não foi impactado no ano de 2020.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação