UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL PARA UMA ANÁLISE DE INDICADORES ACADÊMICOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA UFC
Resumo
A tecnologia a cada dia se inova para o bem comum da sociedade e entidades, ela visa cada vez mais melhorar os processos, com isso cabe a toda e qualquer organização se adaptar as mudanças propostas pela tecnologia para não decair em relação as outras que sobreviveram. Com a chegada da pandemia da Covid-19, houve uma mudança na forma de ensino, com isso as instituições tiveram que se adaptar as adversidades com ajuda de tecnologias. No apoio a tecnologia, a Inteligência Empresarial permite a inovação da gestão em relação aos conceitos, processos e práticas de empresas. Dessa forma com o intuito de melhorar os serviços prestados pela coordenação do curso de engenharia de produção mecânica UFC/Fortaleza, o objetivo deste trabalho foi utilizar a inteligência empresarial para contribuir com uma melhor visualização dos dados por meio de painéis para análise dos indicadores acadêmicos do curso. Também buscou-se levantar tendências ao longo dos anos e estudar o comportamento do aluno e entender a relação discente-universidade. A metodologia do trabalho foi dividida em duas partes. A primeira parte foi a análise dos índices situacionais gerais dos alunos (aprovação, reprovação, trancamentos e etc.) durante o período de semestres remotos (2020.1 e 2020.2) separadamente e posteriormente comparados com semestres anteriores (2018.1 até 2019.2). Nesta parte foi também realizada a observação dos comportamentos e tendências dos alunos no modo não presencial, a partir da utilização de inteligência empresarial (gráficos, tabelas etc.). Na segunda parte foi realizada um detalhamento das disciplinas que compõe o curso (índice de reprovações por disciplina, índice de ingressos e egressos no curso) no período de 2017 a 2020. Alguns resultados do trabalho foram: um aumento no número de matrículas e supressões/trancamentos durante o período da pandemia; o número de reprovações dos alunos concentrados nas disciplinas do 1º ano e; o número de egressos não foi impactado no ano de 2020.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.