ANÁLISE DA EVASÃO DISCENTE EM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Resumo
Este trabalho trata das questões gerais que envolvem a problemática da Evasão no ensino superior, especificamente no curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará, levando-se em conta aspectos como os fatores de escolha do curso, recorte de gênero, faixa etária, de renda, dentre outros, com os objetivos de mapear as causas dessa evasão do curso e traçar algumas estratégias para mitigar esse desafio. A metodologia baseia-se na revisão bibliográfica de trabalhos já feitos na área de Evasão no Ensino Superior, tanto na UFC quanto em outras universidades, públicas ou privadas do Brasil, e as diferentes abordagens para o tema, como a que busca entendê-lo de forma sistêmica (LEON; MENEZES-FILHO, 2002; SILVA FILHO et al, 2007) e a que busca entendê-la mais especificamente nas universidades públicas brasileiras (CUNHA et al, 2001; ANDRIOLA et al, 2006). Além disso, fez-se uma pesquisa por meio de formulário, baseado em pesquisa similar realizada na Universidade de São Paulo – USP, entre os discentes do curso de Engenharia Ambiental, focando-se nos que já se evadiram do curso. Assim, pôde-se constatar os aspectos mais relevantes para o abandono do curso. Dessa forma, destacam-se 5 fatores que segundo a pesquisa feita levaram a insatisfação e posterior abandono do curso, alguns deles são: os conteúdos ministrados não atenderam às expectativas, estrutura do curso, falta de suporte acadêmico e pedagógico. Logo, percebe-se que muitos alunos não ficaram satisfeitos com que o curso oferece dado suas expectativas, assim propõe-se que a atualização da estrutura curricular do curso seja colocada em prática, ações de extensão como Centro acadêmico, programa de educação tutorial e empresa júnior busquem atuar mais no suporte acadêmico, com palestras, debates e ações extracurriculares, principalmente no início do curso para dar instruções sobre o curso, a universidade e oportunidades que são ofertadas aos estudantes.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.