ANÁLISE DE DADOS DE ALCANCE DO INSTAGRAM
Resumo
Neste período de pandemia, o Instagram se mostrou a plataforma de maior utilidade na atenuação dos efeitos negativos do distanciamento para as ações do PET-EQ e o atingimento do seu público-alvo. Este trabalho visou a identificação de possíveis causas para esta efetividade e sua utilização na potencialização dos resultados almejados. É válido destacar a importância do contato e interação do PET Engenharia Química com o público exterior do grupo, sejam os alunos da graduação, seja a sociedade geral não qual a universidade se imerge. Em face disso, a Comunicação é um dos projetos estruturais, responsável pela divulgação de informações internas, permitindo um conhecimento maior sobre as atividades que o PET realiza, e de oportunidades que venham agregar na vida de quem nos acompanha em nossas ações. Dessa forma, trabalhamos visando nos aproximar mais do público e atuar de forma positiva e agregadora nos ramos de pesquisa, ensino e extensão. Diante do cenário de pandemia, houve a necessidade de adaptação da administração do projeto, dado que o contato físico se tornou limitado e, em muitos casos, inexistente. Nesse sentido, passamos a nos aperfeiçoar e buscar meios que melhorassem o nosso alcance no meio digital e nos permitisse manter um “contato próximo” mesmo com todo o distanciamento. Assim, iniciamos pesquisas e estudos sobre meios que pudessem colaborar com nossos objetivos, desde ferramentas a ser utilizadas a definição de uma identidade visual para o nosso Instagram, a plataforma que contém o perfil com maior número de seguidores ativos. Tendo em vista o cenário e as mudanças consequentes, fizemos uma análise dos dados informacionais oferecidos pela plataforma, trazendo uma comparação entre os períodos de antes e após a pandemia. Logo, torna-se possível uma maior compreensão do número de pessoas que conseguimos atingir digitalmente com o projeto e sobre os métodos a serem aplicados e aperfeiçoados que mantenham um bom engajamento e interação social.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.