ATIVIDADES DE APOIO AO INGRESSANTE
Abstract
Com o ingresso na universidade, inicia-se um ciclo importante na vida dos estudantes e um mundo novo se abre trazendo muitas possibilidades, novidades e um ambiente novo. Tudo isso pode trazer também, por exemplo, dificuldades de adaptação e de interação, falta de perspectivas e outros problemas devido as novas exigências da vida universitária. Oferecer um acompanhamento no sentido de ajudar os novos estudantes durante o período inicial na universidade pode contribuir em muito para uma melhor adaptação, principalmente nesse momento turbulento que estamos vivemos com a pandemia mundial do covid-19 em que toda e qualquer interação esta sendo feita em ambiente virtual. Ao analisar esse contexto histórico e situacional que vivenciamos, o PET Estatística UFC estabeleceu propostas de interação e estudos para gerar uma maior conexão entre os novos alunos e o curso. Três atividades foram realizadas: Semana Zero, GAI e Oficinas. A Semana Zero foi realizada uma semana antes do início do período letivo, com a proposta de apresentar informações sobre o curso, a universidade e o mercado de trabalho, promover interações e tirar dúvidas sobre o curso. O Grupo de Apoio ao Ingressante (GAI) foi uma extensão da Semana Zero, baseado em encontros mensais e com o objetivo de manter o auxílio aos estudantes no que se refere às dúvidas sobre a instituição, o curso e os conteúdos de disciplinas ofertadas no primeiro semestre, além da interação entre os estudantes. Nas oficinas foram abordados os programas computacionais LaTeX, R e Python, utilizados nas disciplinas iniciais do curso. As atividades foram muito bem recebidas e esperamos ter contribuído para melhorar a relação dos ingressantes com o curso e diminuir a evasão.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.