MINUTO FARMACÊUTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO INSTAGRAM COMO FONTE DE INFORMAÇÃO
Resumo
Nos últimos anos, as redes sociais têm desempenhado um papel importante, não só na formação de opiniões, mas também na disseminação de informações. Nesse sentido, o Instagram se tornou uma das ferramentas mais utilizadas como divulgação de conteúdo, contribuindo significativamente para estabelecer o contato entre a comunidade acadêmica e a população. Dessa forma, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Farmácia da UFC utiliza o Instagram como forma de incentivar a atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores, disseminando novas ideias e práticas entre o conjunto dos alunos do curso, conforme disposto no Regimento Institucional do Programa. Diante disto, este trabalho visa relatar os resultados de um dos quadros desenvolvidos no Instagram do PET/UFC - Farmácia: o Minuto Farmacêutico. O quadro é postado semanalmente, aos sábados, na plataforma Instagram TV (IGTV), com vídeos curtos de no máximo 2 minutos sobre assuntos relacionados ao curso de farmácia e de interesse tanto para os acadêmicos quanto para a população. Os dados relacionados ao engajamento das publicações postadas de janeiro a julho foram analisados segundo as métricas fornecidas pelo próprio Instagram (visualizações, curtidas, salvos e compartilhamento). Foram produzidos 18 vídeos e obteve-se uma média de 460 visualizações. Somados, os vídeos obtiveram 1334 curtidas, 97 comentários, 84 salvos e 133 compartilhamentos. Os vídeos com os melhores engajamentos foram: Fatores que influenciam no horário ideal para a administração de fármacos, Anticorpos Monoclonais, Farmácias Vivas e Doação de Leite Humano. Dado o bom engajamento do quadro e a relevância dos temas abordados, reitera-se a eficácia do Instagram como fonte de informações. Tendo em vista os bons resultados observados, o grupo PET Farmácia UFC decidiu por continuar a execução do quadro, esperando aumentar o alcance e beneficiar ainda mais a comunidade.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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