NOTEBOOK PARA CÁLCULO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Antonio Vinicius Liberato Oliveira Siebra
  • Guilherme Rodrigues da Rocha
  • Joao Batista Rosa Silva

Resumo

A computação em nuvem vem se tornando cada vez mais popular entre os programadores, pela praticidade, facilidade e vantagens, como por exemplo não precisar utilizar a memória da própria máquina para desenvolver um código. Dessa forma, criou-se uma nova forma de aprendizado utilizando tal recurso, os notebooks. Estes são pastas criadas por plataformas de computação em nuvem, como o Google Colab e Jupyter, as quais podem ser editadas e acessadas por todos os usuários, através do servidor da Internet e desenvolvido em Python, por meio de um navegador (browser) sem a necessidade de instalação adicional. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é criar notebooks que auxiliem nas disciplinas básicas dos cursos de Engenharia, como Cálculo Fundamental, Álgebra Linear, Física Fundamental, Eletromagnetismo, entre outras, que fazem parte do ciclo de conteúdos básicos, como forma de tornar menos abstratos e mais tangíveis os conteúdos matemáticos e físicos ministrados nos dois primeiros anos do curso de Engenharia de Telecomunicações do Centro de Tecnologia (CT) da UFC, além de possibilitar ao usuários uma introdução à programação em Python. Como projeto piloto, será criado um notebook para disciplina de Cálculo Fundamental a partir da ementa da disciplina e do livro-texto geralmente usado nas engenharias. Também será monitorado o uso, grau de satisfação e coletado sugestões de melhorias aos usuários da ferramenta.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Vinicius Liberato Oliveira Siebra, A., Rodrigues da Rocha, G., & Batista Rosa Silva, J. (2021). NOTEBOOK PARA CÁLCULO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4688. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77772

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial