NOTEBOOK PARA CÁLCULO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Resumo
A computação em nuvem vem se tornando cada vez mais popular entre os programadores, pela praticidade, facilidade e vantagens, como por exemplo não precisar utilizar a memória da própria máquina para desenvolver um código. Dessa forma, criou-se uma nova forma de aprendizado utilizando tal recurso, os notebooks. Estes são pastas criadas por plataformas de computação em nuvem, como o Google Colab e Jupyter, as quais podem ser editadas e acessadas por todos os usuários, através do servidor da Internet e desenvolvido em Python, por meio de um navegador (browser) sem a necessidade de instalação adicional. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é criar notebooks que auxiliem nas disciplinas básicas dos cursos de Engenharia, como Cálculo Fundamental, Álgebra Linear, Física Fundamental, Eletromagnetismo, entre outras, que fazem parte do ciclo de conteúdos básicos, como forma de tornar menos abstratos e mais tangíveis os conteúdos matemáticos e físicos ministrados nos dois primeiros anos do curso de Engenharia de Telecomunicações do Centro de Tecnologia (CT) da UFC, além de possibilitar ao usuários uma introdução à programação em Python. Como projeto piloto, será criado um notebook para disciplina de Cálculo Fundamental a partir da ementa da disciplina e do livro-texto geralmente usado nas engenharias. Também será monitorado o uso, grau de satisfação e coletado sugestões de melhorias aos usuários da ferramenta.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Vinicius Liberato Oliveira Siebra, A., Rodrigues da Rocha, G., & Batista Rosa Silva, J. (2021). NOTEBOOK PARA CÁLCULO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4688. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77772
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.