OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NAS RELAÇÕES COLETIVAS E NA FORMAÇÃO DOCENTE ENTRE AS BOLSISTAS DO PET PEDAGOGIA UFC
Resumo
Este estudo baseia-se no atual contexto de isolamento social na pandemia da Covid-19 e busca refletir acerca das relações coletivas entre os integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, assim como os efeitos provocados pelo distanciamento na formação docente. A pesquisa apoia-se nos conceitos de Paulo Freire, sobretudo na caracterização do homem como um ser capaz de projetar-se à medida que se relaciona com o mundo, tendo como objetivos: apresentar uma análise sobre as atividades interativas desenvolvidas dentro do grupo pelas bolsistas; e trazer uma investigação a respeito do compromisso com o coletivo e a aprendizagem acadêmica. Neste estudo foram aplicados questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, contemplando o trabalho de participação no VI Seminário Nacional do Ensino Médio sobre as contribuições do Programa de Educação Tutorial na Formação Docente, além de relatos pessoais registrados pelas bolsistas no Diário do grupo. Os resultados da pesquisa evidenciaram o desgaste causado pelo isolamento social, em que um número considerável das participantes relatou a sobrecarga com as disciplinas, vida privada e demandas do Programa, por vezes desgastantes devido à falta de compromisso de algumas bolsistas. A pesquisa conseguiu identificar que as atividades realizadas pela comissão de interação para garantir o bem-estar da unidade têm sido um alento para 100% das bolsistas. Nos relatos do Diário do Programa, elas sinalizam o cansaço físico e emocional com as demandas, porém ressaltam satisfação nas aprendizagens e apoio das amigas no grupo. Portanto, para além de observar as relações de um modelo remoto e atípico, a pesquisa esclarece que o homem é um ser reflexivo, emocional e de contatos, que vai se aperfeiçoando de acordo com sua capacidade de adaptar-se e recriar-se em situações inusitadas, construindo, através de sua interação com o mundo, sua história, aprendizagens e cultura.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.