POTENCIALIDADES PARA AÇÕES CURRICULARIZADAS NA UFC: SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES A PARTIR DA PREX
Resumo
A extensão universitária, associada ao ensino e à pesquisa, constituem a base indissociável para uma formação sólida e integrada do estudante. Esse tripé é trabalhado nos Programas de Educação Tutorial - PET, em consonância com os objetivos explícitos no Manual de Orientação Básica - MOB. Contudo, a temática extensão está atualmente em discussão em todas as instituições de ensino superior no Brasil, em virtude da meta 12, estratégia 12.7, do Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), que estabelece a necessidade de assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) da carga horária de integralização do currículo exigida para a graduação em programas e projetos de extensão universitária. Dentre os inúmeros desafios nessa jornada da inclusão da extensão como componente curricular no Projeto Pedagógico do Curso - PPC, se destaca a inclusão de todos os discentes em atividades extensionistas obrigatórias com planos didáticos-pedagógicos que propiciem experiências de aprendizagem interdisciplinares para além dos muros da universidade. Nesse contexto, esta pesquisa procura contribuir inicialmente para superar esse desafio no Curso de Engenharia Mecânica da UFC – Fortaleza. O trabalho seguiu duas linhas: a primeira tratou da literatura sobre extensão no Plano Nacional de Educação, no Fórum de Pró-reitores de Extensão (FORPROEX), no PPC em revisão do curso e em artigos científicos. A segunda linha de trabalho identificou e sistematizou todas as ações de extensão cadastradas e ativas na Pró-Reitora de Extensão da UFC – PREX. Dentre os resultados obtidos, foram identificadas 961 ações na UFC. Especificamente no Campus do Pici, o número de ações por área temáticas é 267, incluindo as temáticas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Tecnologia, Meio ambiente, Saúde e Trabalho. O número de ações identificadas demonstra um grande potencial da curricularização extensionista, muito embora uma discussão mais aprofundada seja necessária.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.