PROJETO ÁREAS: DESAFIOS NO INCENTIVO À PERMANÊNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA NA PANDEMIA
Resumo
Chamamos de “Ciclo Básico” os dois primeiros anos dos cursos de engenharia, pois os estudantes são submetidos às disciplinas bastante teóricas de cálculo e física, com isso, muitos se sentem distantes da sua área, sem atividades que eles esperam desenvolver ao entrarem no curso. Assim, temos uma alta taxa de evasão dos alunos, principalmente da engenharia elétrica. Contudo, o PET Engenharia Elétrica tem um projeto chamado Áreas da Engenharia, que visa aproximar esses alunos ao curso com o trabalho em equipe e o desenvolvimento prático de circuitos eletrônicos em parceria com a disciplina de Introdução a Engenharia, visando motivá-los à permanência. Com o advento da pandemia, tivemos que adaptar o projeto ao EaD, então, para o semestre de 2021.1, dividimos os PETianos em 4 equipes, ficando 3 em cada um dos seguintes projetos: amplificador de som, fonte linear, alarme e decodificador. Para o ensino remoto pudemos utilizar de ferramentas já conhecidas na modalidade para fazer o acompanhamento dos participantes: uso de videoaulas gravadas disponíveis no Youtube, videoconferência pelo Google Meet e outros. Em relação ao desenvolvimento, cada equipe submeteu um relatório e vídeo explicando sobre a montagem do circuito, componentes utilizados e simulação com softwares. Por estar ligado a disciplina fundamental do curso, todos os alunos ingressantes no primeiro semestre de engenharia elétrica participam do projeto, nessa primeira metade do ano concluímos as atividades no dia 20 de agosto, e notamos sua eficiência, tendo em vista que houve a participação da grande maioria dos integrantes nas reuniões, relatórios e experimentos muito bem elaborados, entrega dentro do prazo e notas com média geral acima de 8. Dado o contexto atual e as dificuldades atreladas ao período da pandemia, acreditamos que o Áreas cumpriu com seus objetivos e ainda ajudou na suavização dos impactos causados por ela.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.