PROJETO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PET OCEANOGRAFIA PARA A CONSERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COSTEIROS E MARINHOS
Resumo
Nos últimos anos vêm ocorrendo um considerável aumento no número de registros de encalhes de tartarugas marinhas, golfinhos, peixes-boi, dentre outros animais na costa cearense. É necessário ser investigado se estes acontecimentos estão relacionados a alterações morfológicas nas praias, manguezais e estuários devido às ações antrópicas, ou até mesmo relacionadas aos recentes derramamentos de óleo na costa do Nordeste, iniciados em 2018. Desse modo, propõe-se realizar inicialmente, um levantamento sobre os registros pretéritos de encalhes para poder elaborar um guia informativo sobre as principais áreas de risco para a fauna, e orientações ao público, sobre os primeiros procedimentos e/ou cuidados que devem ser tomados ao se deparar com alguma situação de encalhe, seja com animais vivos ou mortos, e quais contatos devem ser prontamente estabelecidos, com as instituições e órgãos atuantes no Ceará. Esta proposta, ainda em desenvolvimento, planeja unificar pesquisa e extensão, divulgando conceitos sobre os ecossistemas costeiros e marinhos, a sua flora e fauna e também a sua bioecologia, princípios de oceanografia física e geológica, além de aspectos sobre antropização e os meios para mitigação de impactos nos ambientes. Assim, espera-se divulgar princípios das ciências marinhas, aproximando a academia da sociedade, e auxiliando em processos informativos sobre os caminhos para a conservação da fauna no Estado.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.