‘‘DESCOMPLICANDO A OCEANOGRAFIA COM PYTHON’’: OS DESAFIOS NA REALIZAÇÃO DE MINICURSO REMOTO

Autores

  • Alana Magda Ribeiro de Sales
  • Debora da Silva Gordiano
  • Emerson Seltom Melo de Almeida
  • Rebeca Crisóstomo Melo
  • Danielle Sequeira Garcez

Resumo

Devido a pandemia do coronavírus, a realização de minicursos de forma presencial foi impossibilitada. Desta forma, o PET Oceanografia precisou se reinventar quanto a realização de minicursos e outros projetos que são atividades comumente ofertadas. Em virtude da comemoração pelo Dia do Oceanógrafo (8 de junho), o PET Oceanografia realizou três minicursos. Um destes foi “Descomplicando a Oceanografia com Python”, voltado para programas computacionais, muito importante para o currículo do aluno de oceanografia, já que aprender a programar é um diferencial que pode auxiliar em qualquer carreira. O objetivo do minicurso, com um total de 10 horas e ministrado por um oceanógrafo, foi voltado aos princípios da programação com Python, aberto a graduandos e formados.. Foram ofertadas 40 vagas, porém foram 48 inscritos, que então, realizaram o curso entre os dias 7 e 11 de junho, 58% dos inscritos eram alunos da Universidade Federal do Ceará, 20% da Universidade Federal do Maranhão, 7% da Universidade de São Paulo, e 15% de outras universidades brasileiras. Cerca de 28 alunos frequentaram as aulas com regularidade, mostrando o desafio em realizar minicursos remotos. No entanto, considera-se que o curso alcançou resultados positivos, com grande engajamento dos participantes. Por isso, ressalta-se a importância de que sempre sejam ofertados minicursos pelo PET Oceanografia, pois trazem temáticas complementares à matriz de formação, com conteúdos atuais e importantes para atuação no mercado de trabalho.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial