A ATUAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE E DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E GRADUANDOS
Resumo
Neste resumo será visto não só a formulação dos trabalhos aplicados pelo Laboratório de Estudos sobre a Diversidade e Diferença na Educação (LEDDE), mas também a importância deste na formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade. Nesse sentido, o LEDDE tem como principal viés discutir sobre os aspectos culturais, étnicos, de gênero e de orientação sexual e de como estes se relacionam nos diversos espaços, sobretudo no educacional. Ademais, o projeto tem como objetivo trazer à tona discussões e debates pouco explorados no ambiente acadêmico, tais como a situação laboral e social dos diversos grupos citados anteriormente. O LEDDE proporciona a formação e fomenta discussões críticas sobre diferentes aspectos sociopolíticos e pedagógicos que permeiam o campo da educação, sobretudo na educação básica. Desenvolve-se esse trabalho através de reuniões online com a participação de profissionais da educação e graduandos de todas as áreas do conhecimento oriundos principalmente da Universidade Federal do Ceará e da Universidade do Estado de Minas Gerais. As atividades abarcam encontros formativos síncronos, palestras e grupos de estudos focados em elaborar propostas didáticas para o ensino-aprendizagem de temáticas da diferença e diversidade na educação básica. O laboratório tem por bases autores decoloniais, a exemplo de Bell Hooks (2018); Spivak (2010); Ribeiro (2019); Boaventura (2007). Portanto, tendo como finalidade entender em quais aspectos o LEDDE têm contribuído para a formação dos docentes acerca da temática “diversidade e diferença na educação” será realizado aplicação de questionário e análise qualitativa das respostas desses profissionais. Espera-se obter resultados significativos que demonstram a importância e contribuição desse projeto tanto para os aspectos profissionais dos participantes quanto para a suas ações como indivíduos pertencentes de uma sociedade.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.