A COMUNIDADE SURDA E SEU INTERESSE POR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • Rivia Silva Juvenal
  • Ruy Ferreira Lima

Resumo

Propondo-se contribuir com a comunidade surda e com a pesquisa acadêmica esta investigação visa examinar quais línguas a comunidade surda ufceana se interessa e se propõe a aprender. Isso posto, o objetivo desse estudo é sondar o interesse dos surdos por línguas estrangeiras, oferecer a essa comunidade surda a oportunidade de se expressar quanto à necessidade de um projeto de língua estrangeira de excelência que atenda suas particularidades. Os respondentes deste estudo são discentes do curso de Licenciatura em Letras – Libras da UFC e responderão a um formulário. A ordem das ações desenvolvidas nesse estudo compreende dois momentos. No primeiro momento acontecerá uma pesquisa dos perfis dos estudantes surdos interessados na aprendizagem de uma língua estrangeira e, no segundo momento, uma análise desses perfis coletados. Contudo, a análise de perfis selecionados se segmenta em duas etapas: a primeira concerne a um estudo piloto, feito por observações empíricas e entrevistas com estudantes surdos interessados em aprender línguas estrangeiras e a segunda, refere-se à aplicação de um questionário com os estudantes alvos. Logo após a realização da enquete e coleta de dados se dará a análise desses. Serão verificados quais alunos se interessam em estudar uma língua estrangeira e qual língua cada aluno pretende estudar, para que posteriormente haja uma resposta efetiva à demanda. A aplicação do formulário acontece no semestre letivo 2022.2 na turma do 7° semestre de Letras – Libras. O formulário apresenta oito questões aos estudantes. Nesta análise será observada a possibilidade da existência de uma ação de ensino de línguas estrangeiras para surdos e os principais motivos dessa comunidade em aprender uma outra língua estrangeira. A exposição dos resultados alcançados ou pretendidos e sua possível discussão serão apresentados noutro momento pois a pesquisa encontra-se em andamento.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica