A ESCRITA COMO MEIO ESSENCIAL NA DIVULGAÇÃO E NA ACESSIBILIDADE DE EVENTOS DO PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PAAP)
Resumo
A escrita atua como elemento indispensável para a compreensão e disseminação das informações, sendo fundamental para aumentar o alcance por meio das redes sociais. O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) é um programa de formação para a docência no ensino superior da Universidade Federal do Ceará (UFC) que oferece capacitação e treinamento para formação de professores, técnicos e alunos, com apoio técnico-pedagógico, por meio de ações formativas. Os meios de divulgação utilizados são as redes sociais, que atuam como principal forma de propagação de suas atividades, valendo-se de recursos visuais, textos e descrição visual para deficientes visuais com intuito de divulgar e abranger todos os públicos nos conteúdos e inscrições para as atividades propostas, como cursos e coral. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da linguagem para disseminação dos eventos educativos e culturais promovidos pelo PAAP. Para este trabalho, foram elaborados textos e descrições visuais para diversas redes sociais, como Instagram, Twitter, Youtube e site do PAAP. Isso foi possibilitado pela utilização de estudos da língua portuguesa, agregados aos recursos de descrição visual que são disponibilizados em dispositivos móveis para deficientes visuais. Como resultado, obteve-se a criação de textos relacionados aos eventos realizados e às características do PAAP, colaborando para uma partilha de informações satisfatórias entre o Programa e o público-alvo. Além disso, a descrição visual também permitiu aumentar o alcance de espectadores, abrangendo todos os públicos, mantendo sua assiduidade dentro dos eventos, junto a uma boa visualização dos registros realizados. Assim, pode-se concluir que a atuação da escrita se mostrou fundamental na prática e divulgação das atividades do PAAP, conectando os profissionais e mentores ao público-alvo de suas propostas.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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