A LÍNGUA INGLESA ENSINADA NAS MÍDIAS SOCIAIS
Resumo
Em razão do avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos, as mídias sociais Tiktok (criado em 2014) e Instagram (criado em 2010) vão bem além do entretenimento da população. O ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras se tornaram uma área em crescimento constante nessas plataformas. O mundo das línguas estrangeiras é de grande interesse para a comunidade, pois além de novos conhecimentos, expressar-se numa língua estrangeira é importante na vida profissional e acadêmica. São verdadeiramente numerosos os perfis espalhados pela Internet com estratégias de ensino direcionadas para línguas estrangeiras como o Francês, Inglês e Espanhol. Esses perfis usam publicações com grande quantidade de dicas sobre o ensino/aprendizado da língua foco e difundem uma ideia de que o idioma poderá ser ensinado/aprendido de uma maneira mais fácil a partir da aquisição dos serviços completos propostos pelos detentores desses perfis. A pesquisa objeto da discussão é desenvolvida como atividade do projeto Aprender Línguas Estrangeiras por meio de Novas Mídias contemplado pelo Edital Nº 04/2022 – Projetos de Iniciação Acadêmica – 2022 UFC Integra. No primeiro momento, essa pesquisa irá analisar de maneira detalhada e variada alguns perfis selecionados para destacar os pontos positivos e negativos dessa nova ferramenta. O foco dessa investigação é a língua inglesa, nela será comparado o nível de ensino e os conteúdos apresentados pelos proprietários dos perfis aos seus seguidores. Para averiguar a confiabilidade dessa nova ferramenta, alguns professores da UFC serão entrevistados para opinar no que se refere a credibilidade das publicações. Logo em seguida, a comunidade discente da UFC será questionada por meio de um formulário online com perguntas relacionadas ao uso e o efeito desses perfis de modo que complemente as informações finais desta pesquisa.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.