A LÍNGUA INGLESA ENSINADA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

  • Gabriel Pontes da Silva
  • Ruy Ferreira Lima

Resumo

Em razão do avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos, as mídias sociais Tiktok (criado em 2014) e Instagram (criado em 2010) vão bem além do entretenimento da população. O ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras se tornaram uma área em crescimento constante nessas plataformas. O mundo das línguas estrangeiras é de grande interesse para a comunidade, pois além de novos conhecimentos, expressar-se numa língua estrangeira é importante na vida profissional e acadêmica. São verdadeiramente numerosos os perfis espalhados pela Internet com estratégias de ensino direcionadas para línguas estrangeiras como o Francês, Inglês e Espanhol. Esses perfis usam publicações com grande quantidade de dicas sobre o ensino/aprendizado da língua foco e difundem uma ideia de que o idioma poderá ser ensinado/aprendido de uma maneira mais fácil a partir da aquisição dos serviços completos propostos pelos detentores desses perfis. A pesquisa objeto da discussão é desenvolvida como atividade do projeto Aprender Línguas Estrangeiras por meio de Novas Mídias contemplado pelo Edital Nº 04/2022 – Projetos de Iniciação Acadêmica – 2022 UFC Integra. No primeiro momento, essa pesquisa irá analisar de maneira detalhada e variada alguns perfis selecionados para destacar os pontos positivos e negativos dessa nova ferramenta. O foco dessa investigação é a língua inglesa, nela será comparado o nível de ensino e os conteúdos apresentados pelos proprietários dos perfis aos seus seguidores. Para averiguar a confiabilidade dessa nova ferramenta, alguns professores da UFC serão entrevistados para opinar no que se refere a credibilidade das publicações. Logo em seguida, a comunidade discente da UFC será questionada por meio de um formulário online com perguntas relacionadas ao uso e o efeito desses perfis de modo que complemente as informações finais desta pesquisa.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica