A RELEVÂNCIA DE ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIAS NAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS (REU'S)
Resumo
As Residências Universitárias ( REUs) visam contribuir para permanência de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica nos cursos presenciais de graduação que não possuem núcleo familiar residindo em Fortaleza. Essa assistência estudantil objetiva, dessa forma, proporcionar condições dignas de moradia e alimentação de qualidade para que este público possa concluir o curso de maneira satisfatória. Tendo isso em vista, neste projeto, associado à Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) e desenvolvido pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD), do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), é proposto a inserção de espaços de convivência e integração nas REUs que sejam propícios a trocas de diálogo, afeto e apoio - tão necessários devido à distância dos residentes de suas respectivas famílias. Isso se deu pois, por meio de visitas locais e levantamento de informações através do método de Constelações de Atributos e conversas, obteve-se como diagnóstico a ausência de ambientes adequados voltados ao lazer e que estimulem a interação entre os moradores. O projeto se desenvolve em duas REUs: a Residência 2133 e a Residência 433 - sendo esta última a única residência universitária alugada, não pertencendo à UFC. Em conclusão, espera-se que com a finalização do projeto e sua implantação seja logrado espaços interativos e funcionais que forneçam conforto e lazer para que, assim, os moradores tenham suas necessidades relatadas verdadeiramente supridas e, por conseguinte, sintam-se acolhidos durante sua experiência universitária e estadia nas REUs.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.