A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA DIVULGAÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO LETRARE

Autores

  • GisÉlia Oliveira da Costa Rodrigues
  • Kaê de Almeida Freire
  • Lucas Silva de Araújo Rodrigues
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como foram utilizadas as redes sociais do projeto LETRARE e seus resultados, a fim de influenciar outros projetos da Universidade Federal do Ceará a adotar a boa utilização de seus meios digitais e conseguir um retorno satisfatório. O primeiro passo foi escolher quais das redes sociais do projeto LETRARE obteria um alcance maior com base no perfil do projeto. O Instagram foi a plataforma escolhida, já que o número de acessos para o tipo do perfil era maior do que nas outras redes (Twitter e Facebook). O segundo passo foi conectar essas duas outras contas com o Instagram para não mantê-las paradas, um método muito indicado no caso da presença de várias redes sociais; desta forma, toda publicação postada no Instagram seria postada nas outras redes de forma automática. A organização da conta do Instagram foi o terceiro passo. Ela foi alterada para “conta profissional” e depois para “criador de conteúdo”, o que permitiu ter acesso à ferramentas como o “post colaborativo”, que torna possível publicar no Feed de um convidado aumentando mais ainda o alcance do perfil. Para finalizar, o quarto passo foi organizar as publicações, muito importante para obter a atenção das pessoas. No caso do projeto LETRARE, foi escolhida uma paleta de cor com base no logo e designs padronizados para algumas postagens. Após todo o processo, foi perceptível um aumento considerável de seguidores no Instagram do projeto LETRARE e um alto índice de engajamento, além do aumento em 80% dos participantes do grupo de estudos LETRARE Visitantes. É notável que a correta utilização das redes sociais ajuda muito os projetos a alcançarem mais estudantes, principalmente com base na utilização correta da estética visual e da organização. Agradecemos à PRAE pelo apoio na realização deste estudo.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica