A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO ALTERNATIVA PARA PROPAGAR INFORMAÇÃO E DESPERTAR CONHECIMENTO.

Autores

  • Natanael Rodrigues de Souza
  • Ana Leticia Batista Spinosa
  • Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil

Resumo

Nos últimos anos houve um crescente aumento na utilização de mídias sociais como instrumento de propagação de informação principalmente por meio das redes sociais. A comunidade cientifica também tem se valido de informações disponíveis nas bases de dados online para prospectar cada vez mais conhecimento. A Olimpíada Cearense de Química (OCQ) tem como principal objetivo descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, estimulando-os a se engajarem em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área, bem como, selecionar os estudantes que irão representar o Ceará na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química e na Olimpíada Norte-Nordeste de Química de 2023. A comissão de redes sociais da OCQ visou o uso de ferramentas midiáticas para atingir o público alvo, além disso alcançar um número maior de estudantes participantes, a ferramenta utilizada foi a rede social Instagram. Os bolsistas toda semana separavam os melhores materiais a serem publicados, criando postagens interativas, valendo-se de ferramentas de efeitos visuais e gráficos, podendo assim obter maior interação. O conteúdo a ser compartilhado com os candidatos foi elaborado com base em pesquisas nos editais anteriores acerca de possíveis temas que potencialmente possam a vir se repetir. As postagens seguiam um cronograma elaborado mensalmente pelos bolsistas e avaliado pela orientadora, de tal forma cada bolsista passou por todas as etapas de criação podendo assim haver uma multidisciplinaridade. Portanto, podemos notar que a utilização de mídias sociais na disseminação de conhecimento cientifico se mostra promissora e eficiente, isso porque, ao longo desses meses podemos observar um aumento de interações com as postagens, além de alcançarmos um maior número de inscritos na olimpíada. Ademais os desafios propostos e contato com informações extracurriculares auxiliaram o desenvolvimento cognitivo dos bolsistas, além de colaborar para a sua formação acadêmica.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica