A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO ALTERNATIVA PARA PROPAGAR INFORMAÇÃO E DESPERTAR CONHECIMENTO.
Resumo
Nos últimos anos houve um crescente aumento na utilização de mídias sociais como instrumento de propagação de informação principalmente por meio das redes sociais. A comunidade cientifica também tem se valido de informações disponíveis nas bases de dados online para prospectar cada vez mais conhecimento. A Olimpíada Cearense de Química (OCQ) tem como principal objetivo descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, estimulando-os a se engajarem em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área, bem como, selecionar os estudantes que irão representar o Ceará na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química e na Olimpíada Norte-Nordeste de Química de 2023. A comissão de redes sociais da OCQ visou o uso de ferramentas midiáticas para atingir o público alvo, além disso alcançar um número maior de estudantes participantes, a ferramenta utilizada foi a rede social Instagram. Os bolsistas toda semana separavam os melhores materiais a serem publicados, criando postagens interativas, valendo-se de ferramentas de efeitos visuais e gráficos, podendo assim obter maior interação. O conteúdo a ser compartilhado com os candidatos foi elaborado com base em pesquisas nos editais anteriores acerca de possíveis temas que potencialmente possam a vir se repetir. As postagens seguiam um cronograma elaborado mensalmente pelos bolsistas e avaliado pela orientadora, de tal forma cada bolsista passou por todas as etapas de criação podendo assim haver uma multidisciplinaridade. Portanto, podemos notar que a utilização de mídias sociais na disseminação de conhecimento cientifico se mostra promissora e eficiente, isso porque, ao longo desses meses podemos observar um aumento de interações com as postagens, além de alcançarmos um maior número de inscritos na olimpíada. Ademais os desafios propostos e contato com informações extracurriculares auxiliaram o desenvolvimento cognitivo dos bolsistas, além de colaborar para a sua formação acadêmica.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.