ACERVO E MEMÓRIA: A CONSERVAÇÃO COMO UMA TÉCNICA DE RESGATE DO PASSADO
Resumo
O Figurarte é um projeto de extensão do curso Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte da UFC no campus do Pici, que integra o núcleo Acervo ICA, localizados no espaço da Materioteca. Trata-se de um acervo de figurino com um vasto material de vestuário, calçados, bolsas e acessórios. Que são provenientes de doações por parte de estilistas, entusiastas aspirantes, designers locais e estudantes de cursos relacionados a moda e afins. Dentre as atividades que são desenvolvidas dentro do projeto pelos bolsistas, temos a organização e distribuição dos itens que fazem parte do acervo, por meio do sistema de planilhas, onde os itens são catalogados e classificados a partir de critérios de qualidade, descrições técnicas e artísticas, para identificação e observações quanto aos danos e necessidades de reparação. Além dessas atividades também são realizadas outras práticas que estão diretamente relacionadas à preservação, como a higienização, reparos e entre outras técnicas de conservação dos artigos que compõem o Figurarte. A conservação de acervos é uma etapa muito importante no processo de identificação e qualificação dos itens, pois a partir de metodologias é possível manter a qualidade dos objetos do acervo e principalmente auxiliar no uso de técnicas de conservação e prevenção de possíveis danos provocados por fatores externos. Como exemplo de tais métodos, temos a aplicação de giz para absorção de umidade e prevenção do mofo, uso da passadeira a vapor para desamassar, higienizar e evitar danos que o ferro comum pode causar em tecidos delicados e dentre outros meios. Portanto, concluímos que as técnicas de preservação e conservação que são realizados no projeto Figurarte pelas bolsistas é de extrema importância, pois sem estes cuidados não seria possível manter a qualidade das roupas, resultando em deterioração das peças e prejuízos para comunidade acadêmica voltada para o eixo artístico, dificultando o acesso a figurinos para seus trabalhos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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